Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Os Influenciadores
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Os InfluenciadoresOs Influenciadores
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Programa EnvelheSer 60+ fortalece cuidados e amplia convivência familiar em Manaus, relatam participantes

19 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Filha e neta afirmam que o EnvelheSer 60+ reforçou cuidados, ampliou a convivência e mudou a rotina familiar.Familiares de pessoas idosas atendidas pelo EnvelheSer 60+, programa desenvolvido pela Sejusc, dizem que a iniciativa vai além de atividades de lazer e tem fortalecido os cuidados e a convivência em casa. É o caso de Dona Cacilda Braule, 70 anos, integrante do grupo “As Poderosas“, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. As atividades incluem passeios, danças e confraternizações, e o acompanhamento familiar exige organização e atenção, segundo a filha Cacilmara Priante.
Rotina familiar e logística
Acompanhar as idas de Dona Cacilda ao projeto tem demandado ajustes na rotina dos familiares. “Acompanhar minha mãe fortifica a vida dela e é uma mudança para toda a família, porque envolve logística e ajustes na rotina para garantir o bem maior, que são os cuidados com ela”, declarou emocionada a filha Cacilmara. Ela disse que os papéis se inverteram no ato de cuidar e que, por isso, participar das atividades é uma forma de retribuir.
As saídas para passeios e as confraternizações são citadas como parte da rotina que exige dedicação. Conforme a família, o programa oferece um espaço onde a idosa é acompanhada e se mantém ativa, o que contribui para a organização doméstica em torno do cuidado.
Impacto entre gerações
A neta, Nayssa Priante, estudante universitária, relatou que a avó sempre foi independente, fato que gerava orgulho e também preocupação. “Antes ela queria sair sozinha, se aventurar pela cidade, e isso dava medo. Hoje, acompanhamos a rotina dela nas atividades do projeto, que se tornou uma ocupação saudável. Lá ela é bem cuidada e se mantém ativa”, afirmou Nayssa.
Segundo a neta, mesmo com os compromissos, reservar tempo para acompanhar a avó é primordial. Nayssa acrescentou que a relação entre gerações foi afetada pelo cuidado compartilhado e que a experiência trouxe satisfação à família.
Participação e bem-estar
Os familiares destacaram que a adesão ao projeto ampliou as oportunidades de convivência e permitiu que a idosa participasse de atividades comunitárias. Para os integrantes da família, cada momento de diversão no grupo confirma a importância de manter os vínculos e a rotina de cuidados.
“É uma experiência muito boa fazer parte do projeto no bairro, porque a gente se diverte, a gente passeia, faz amizades, não fica em casa. A gente pensa em se vestir bem, sair, estar na comunidade. É muito bom participar desse grupo, além disso revigora a saúde física e mental”, declarou Dona Cacilda.
Assuntos nesse artigo:
#envelheser60, #sejusc, #manaus, #cidadenova, #aspoderosas, #donacacilda, #cacilmara, #nayssa, #cuidados, #convivencia, #idosos, #projeto, #lazer, #passeios, #dancas, #confraternizacoes, #rotina, #familia, #saudefisica, #saudemental

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Espaço acessível no Sambódromo de Manaus garante acesso a pessoas com deficiência no Carnaboi 2026

19 de fevereiro de 2026
Amazonas

Carnaval do Povão movimenta zonas norte e leste de Manaus com programação gratuita de 20 a 22 de fevereiro

19 de fevereiro de 2026
Amazonas

Cinema de Arte exibe três curtas de Fábio B. Reis no Cine Teatro Guarany nesta sexta

19 de fevereiro de 2026
Amazonas

Toada Kids leva itens mirins e programação infantil ao Largo de São Sebastião em 22/02 no Carnaval na Floresta 2026

19 de fevereiro de 2026
Amazonas

Sine Amazonas divulga 172 vagas de emprego com atendimento na Galeria+ nesta sexta-feira e orientações para candidatos

19 de fevereiro de 2026
Amazonas

Programa de Vigilância Baseada em Risco inspecionará 466 propriedades do Amazonas até junho de 2026 para manter status livre de febre aftosa

19 de fevereiro de 2026
Os InfluenciadoresOs Influenciadores